sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Projeto do IFCE cria peixes em água que seria descartada

A parceria do Instituto Federal do Ceará com comunidade de Jaguaretama já traz bons resultados para a população do interior

Por Lyvia Rocha Categories:em Ceará5 de Janeiro de 2018 às 06:30

O projeto acontece em Jaguaretama (FOTO: Divulgação)

Um projeto de extensão tem melhorado a vida de uma comunidade em Jaguaretama, a 200 quilômetros de Aracati. Com uma grande quantidade de água salobra gerada por um processo de dessalinização, a prefeitura procurou o campus de Aracati na tentativa de aproveitar pelo menos parte do recurso que seria descartado. O resultado foi uma parceria, iniciada em maio deste ano, para criação de peixes.

“Nós pensamos em cultivar inicialmente a tilápia do Nilo, uma espécie exótica que se adaptou muito bem ao clima do semiárido nordestino e que pode ser cultivada numa salinidade relativamente alta”, diz o professor Glacio Souza, coordenador doCurso Técnico em Aquicultura, que elaborou o projeto.

Ele explica ainda sobre o desenvolvimento dos peixes. “A partir disso nós doamos periodicamente 2 mil peixes para a comunidade e, até o momento, o crescimento é fenomenal”, comemora.

“Os peixes, com 74 dias, estavam com cerca de 130 gramas de peso médio, que é um crescimento muito melhor que a média encontrada em fazendas de cultivo de peixes”.

A originalidade do projeto também chama a atenção. “Com a seca, a produção de tilápias foi praticamente interrompida naquela região, e hoje nós estamos produzindo esse pescado”, diz o professor Glacio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário