quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O que aconteceria se um grande asteroide novamente atingisse a Terra?

 ESCRITO PORPAULO NOBUO

Share on facebookShare on twitter Share on pinterest Share on whatsapp

PEOPLEIMAGES.COM/ISTOCK

Se você ainda recorda as aulas que teve no colégio deve lembrar que o impacto de um asteroide de 15 km de diâmetro foi responsável pela extinção dos dinossauros da Terra. A informação poderia levantar um temeroso questionamento: o que aconteceria se o nosso planeta fosse novamente atingido?

Qual seria o impacto de um asteroide na Terra

SDECORET/ISTOCK

PUBLICIDADE

Um asteroide de médio ou grande porte, viajando a mais de 80 mil quilômetros por hora, teria o impacto equivalente a cerca de mil bombas de Hiroshima, caso atingisse a Terra. Seria possível ainda observar terremotos, maremotos e erupções como consequências imediatas.

“Apenas” a explosão causada pelo impacto poderia destruir áreas em um raio de até 70 quilômetros do ponto inicial e, em questão de segundos, escavaria uma cratera de vários quilômetros. Seguida do impacto, uma nuvem de poeira cobriria grande parte do planeta e bloquearia o sol.

RASHEVSKYI VIACHESLAV/SHUTTERSTOCK

PUBLICIDADE

Além disso, o asteroide poderia fazer com que ocorresse liberação do gás metano acumulado no fundo do oceano que, ao subir à atmosfera, elevaria a temperatura da Terra em até 10ºC.

Como se não bastasse, de acordo com algumas teorias, o impacto de um grande asteroide na Terra poderia provocar violentos abalos sísmicos que, consequentemente, fariam com que todos os vulcões existentes no nosso planeta entrassem em atividade instantaneamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário